Domingos são o momento perfeito para comprar o Bitcoin Dip, Data Shows

Dados recentes mostram que a noite de domingo é a melhor época para comprar Bitcoin (BTC) de acordo com o gerente de ativos digitais da Capriole, Charles Edwards. Como mostrado abaixo, historicamente, a BTC obteve retornos mais altos aos domingos à noite, no início da manhã de segunda-feira.

„Aborrecido no domingo à meia-noite? Acontece que é a melhor hora para comprar Bitcoin“.

Há várias razões pelas quais o Bitcoin pode ter um melhor desempenho quando o fim de semana chegar ao fim. Primeiro, o fim de semana normalmente registra um volume menor, o que aumenta as chances de alta volatilidade.

Segundo, os mercados tradicionais que facilitam o comércio de Bitcoin, como a CME, fecham durante os finais de semana. Ao abrirem, podem causar um pico na volatilidade.

A redução do volume de negociações do BTC e o fechamento da CME são possíveis razões

Devido ao baixo volume de comércio de Bitcoin durante o fim de semana, a BTC também tende a ver repentinos recuos. Por exemplo, no domingo, 2 de agosto, o preço do BTC caiu abruptamente em 6% durante a noite. Isto levou a um pico de volume, contrariando os dados acima mencionados.

O mercado futuro da CME Bitcoin e seu fechamento durante o fim de semana também poderia estar impactando o forte desempenho da Bitcoin nas segundas-feiras. Similar ao mercado acionário dos EUA, a CME fecha seus mercados durante o fim de semana e nos feriados nacionais.

Os investidores acreditados e institucionais que utilizam o mercado futuro da CME Bitcoin têm que esperar até que o mercado abra na segunda-feira.

Ao contrário dos ativos tradicionais, o BTC é negociado durante o fim de semana e nos feriados nas bolsas. Assim, quando a CME fecha e abre numa segunda-feira, geralmente há uma lacuna no preço.

O preenchimento da lacuna da CME é uma teoria amplamente reconhecida dentro do mercado de moedas criptográficas. Os dados mostram que o mercado de trocas Bitcoin normalmente se move para preencher a lacuna entre a CME e o resto do mercado. Conseqüentemente, após um fim de semana, a Bitcoin frequentemente vê uma grande ação de preço.

O fechamento mensal geralmente traz maior volatilidade

Em 2 de agosto, quando a BTC caiu 6% em poucas horas, mais de US$1 bilhão em contratos futuros foram eliminados. Isto aconteceu coincidentemente no final de semana de julho, que é quando o contrato de futuros da CME Bitcoin é fechado. A especificação do contrato de futuros da CME diz:

„A negociação termina às 16h00, horário de Londres, na última sexta-feira do mês do contrato. Se este não for simultaneamente um dia útil em Londres e nos EUA, as negociações terminam no dia útil anterior em Londres e nos EUA“.

Nas últimas semanas, o interesse aberto do mercado futuro de Bitcoin da CME aumentou significativamente e isto poderia possivelmente ser um reflexo de como a CME está aumentando sua influência sobre o mercado mundial de Bitcoin.

Também é possível que os dados sejam puramente coincidentes e a redução do volume comercial nos finais de semana seja a principal razão para a oferta de preços „descontados“ de Bitcoin aos domingos.

Durante o fim de semana, à medida que os mercados tradicionais fecham, o volume comercial nas bolsas Bitcoin também tende a cair. Quando há menos comerciantes ativos no mercado, ele deixa o mercado vulnerável a uma ação de preços mais volátil.

Como exemplo, em 25 e 26 de julho, o par BTC/USDT em Binance registrou um volume diário de 40.000 BTC e 65.000 BTC, respectivamente. Então, em 27 de julho, que foi uma segunda-feira, o volume subiu abruptamente para 150.000 BTC. Coincidentemente, o preço do Bitcoin também subiu 11%.